
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul abriu investigação contra uma professora suspeita de agredir um aluno de 4 anos dentro da sala de aula de uma escola particular em Caxias do Sul (RS). O caso teria ocorrido na última segunda-feira (18) e foi registrado pelas câmeras de monitoramento da instituição.
Nas imagens, é possível ver a educadora batendo com uma pilha de livros na criança, que logo começa a chorar. Mesmo diante da reação do menino, a professora prossegue com xingamentos verbais. Em seguida, ela limpa a boca do aluno com um pano e o leva para fora da sala, dizendo: “Vem lavar tua boca”.
A família do garoto e a própria escola registraram boletins de ocorrência no mesmo dia. Segundo a delegada Thalita Andrich, responsável pelo caso, o tipo de crime ainda está sendo avaliado.
“Inicialmente foi registrado como lesão corporal, mas, de acordo com as circunstâncias do fato e a conclusão da investigação, chegaremos à tipificação legal definitiva”, explicou.
Escola afastou professora
A instituição, identificada como Escola Xodó da Vovó, informou em nota oficial que a profissional foi afastada imediatamente após o episódio. A direção também destacou que prestou apoio à família e comunicou o caso às autoridades.
Confira a íntegra da nota da escola:
“A Escola Xodó da Vovó lamenta profundamente o episódio ocorrido envolvendo uma professora e um de nossos alunos. A profissional foi imediatamente afastada, as autoridades policiais comunicadas e a família da criança está recebendo todo o apoio necessário. Reforçamos que a apuração dos fatos e a devida responsabilização estão sendo conduzidas pelas autoridades competentes, que contam com o total apoio e colaboração desta instituição.
Reafirmamos nosso compromisso inegociável com a segurança, o respeito e a integridade de todos os nossos alunos e não toleraremos situações que contrariem os valores desta Escola Infantil. Seguiremos colaborando integralmente com as autoridades e trabalhando para garantir um ambiente seguro e respeitoso para todos os nossos alunos.
A Escola Xodó da Vovó segue à disposição das famílias para quaisquer esclarecimentos e reitera seu compromisso diário com uma educação baseada no cuidado, na ética e no bem-estar das crianças. Estamos juntos com nossa comunidade para fortalecer ainda mais um ambiente de confiança, aprendizado e acolhimento.
Departamento Jurídico Escola Xodó da Vovó”
A investigação segue em andamento e deve definir a tipificação legal do caso.