Cruzeiro do Sul receberá dois novos peritos médicos federais para reforçar atendimento nas agências do INSS

O município de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, será contemplado com dois novos peritos médicos federais, que irão atuar nas Agências da Previdência Social da região. A chegada dos profissionais faz parte de um reforço nacional promovido pelo Ministério da Previdência Social, após a realização de concurso público realizado em fevereiro deste ano — o primeiro em 15 anos.

Com a nomeação dos dois novos servidores, o Acre amplia em 16,67% sua capacidade operacional de perícia médica, que atualmente conta com 12 profissionais. A medida é vista como essencial para enfrentar o acúmulo de demandas e reduzir o tempo de espera por atendimento no estado, especialmente no interior, onde a fila para realização de perícia é maior.

A Região Norte como um todo, considerada a de maior tempo médio de espera no país, será contemplada com 88 novos peritos médicos, representando um aumento de 46,56% no efetivo da região.

A nomeação dos primeiros 250 profissionais foi publicada nesta quarta-feira (30) no Diário Oficial da União. A expectativa é que, após os trâmites de apresentação de documentos e posse, os novos servidores estejam em atividade ainda no mês de agosto.

Segundo o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, a prioridade do governo é atender os locais mais carentes de pessoal.

“Os novos peritos médicos irão trabalhar nos locais em que as pessoas mais precisam, onde a espera por uma perícia é maior. A chegada desses profissionais é muito aguardada e vai gerar um impacto enorme no atendimento da ponta aos nossos segurados”, afirmou.

A distribuição das vagas levou em consideração o tempo de espera por perícias e a localização estratégica das unidades do INSS. No caso de Cruzeiro do Sul, onde a demanda é crescente e o acesso a serviços públicos é mais limitado devido à distância da capital, o reforço chega em boa hora.

O concurso público que viabilizou essas contratações foi realizado no dia 16 de fevereiro deste ano pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos) e contou com quase 14 mil candidatos.