
No sábado, 26 de julho, Mâncio Lima alcançou um marco importante: foi o município que mais aplicou doses da vacina contra o sarampo em todo o Acre durante o Dia D de mobilização. Foram 348 doses aplicadas, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), que contabilizou um total de 1.098 doses entre os dez municípios participantes da ação.
O número expressivo é resultado de um trabalho feito com responsabilidade, empenho e presença. À frente da mobilização local, a secretária municipal de Saúde, Rusie Lima, destacou o esforço coletivo da equipe, que desde o início da campanha tem atuado de forma intensa para garantir que a imunização chegue a toda a população, especialmente diante do aumento dos casos na Bolívia, país vizinho ao Acre.
“Desde o começo, nós entramos nessa campanha com seriedade e com o coração. Foi um esforço conjunto. Quero agradecer a cada profissional da saúde que esteve junto nessa caminhada. Esse resultado é mérito de uma equipe comprometida, que não tem medido esforços para cuidar da nossa gente”, disse Rusie.
A campanha em Mâncio Lima tem chegado a todos os cantos: área urbana, zona rural, escolas, eventos públicos e ações itinerantes. A estratégia da secretaria tem sido clara — estar presente onde as pessoas estão, facilitando o acesso e evitando que o vírus avance, como já tem acontecido no território boliviano, onde mais de 160 casos de sarampo foram confirmados.
No Acre, o último caso confirmado da doença foi em 2000. No entanto, o alerta voltou. Até a última sexta-feira (25), oito casos suspeitos estavam sendo investigados pela Sesacre.
Em meio a esse cenário, Mâncio Lima mostrou organização, compromisso e resultado. A resposta rápida da Secretaria de Saúde tem sido um ponto de confiança para a população — que compareceu, entendeu a importância e se vacinou.