Governo e parceiros alinham últimos detalhes da Expoacre Juruá e Cavalgada

Com foco na segurança, organização e fluidez da Expoacre Juruá e Cavalgada 2025, representantes de órgãos estaduais e municipais se reuniram, nesta segunda-feira, 30, para alinhar os últimos preparativos no parque de exposições estádio Arena do Juruá. O encontro discutiu ações integradas, orientações ao público e participantes do evento. Várias instituições se fizeram presentes, entre elas Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran, Energisa, Samu, Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac), Saneacre, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Secretaria de Agricultura (Seagri), Secretaria de Comunicação (Secom) e Secretaria Municipal de Trânsito (Semtrans).

Alinhamento é necessário para que o evento tenha resultados positivos em todos os segmentos. Foto: Marcos Santos/Secom

Reafirmando o compromisso do Estado, o coordenador da feira, Mário Vieira da Silva Neto, disse estar confiante no sucesso da 20ª edição da Expoacre Juruá. “Por determinação do governador Gladson e da vice, Mailza, estamos empenhados em promover a melhor feira agropecuária do Juruá, as parcerias seguem fortalecidas para o sucesso do evento e de toda programação”, ratificou o coordenador.

Mário Vieira: “Toda programação da feira se dá em parceria e com isso reafirmamos que será a melhor e maior feira já vista no Vale do Juruá”. Foto: Marcos Santos/Secom

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) também estará presente durante todos os dias do evento. “Coordeno aqui na feira as atividades que as forças de segurança estarão realizando no parque de exposições. Estamos com o reforço em toda a segurança, todas as demais forças de segurança estão preparadas para fortalecer o policiamento e a Sejusp fez a instalação das câmeras em toda a região do parque. São 17 câmeras, mais 4 câmeras com reconhecimento facial, e todas as câmeras do município estarão em pleno funcionamento com todo o monitoramento do nosso CICC [Centro Integrado de Comando e Controle] aqui do Juruá”, disse a chefe de gabinete da Sejusp, coronel Marilena Moreira da Costa.

Marilena Moreira: “A segurança estará qualificada e atuando fortemente na região”. Foto: Marcos Santos/Secom

O comandante do 6⁠º Batalhão da Polícia Militar em Cruzeiro do Sul, major Abraão Silva, ressaltou o empenho da corporação em garantir a ordem pública e o bem-estar dos participantes. “Finalizamos o nosso planejamento com a nossa ordem de operações sobre o evento da 20ª edição da feira. Será uma festa atípica com seis noites e com grande expressão de shows nacionais. Vamos empregar aproximadamente 100 policiais por dia de feira, e também na Cavalgada. Vamos ter reforço policial da capital, sendo do Bope [Batalhão de Operações Especiais], BPA [Batalhão de Policiamento Ambiental], BPTRAN [Batalhão de Policiamento de Trânsito] e vamos ter o apoio também do Exército Brasileiro, em barreiras e pontos estratégicos da cidade”, disse.

Abraão Silva: “Mesmo durante os dias de feira, seguiremos com o nosso serviço ordinário. Logo, garantimos segurança a toda a população”. Foto: Marcos Santos/Secom

Na atuação do setor de trânsito e em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtrans), a coordenadora do Centro Integrado de Fiscalização de Trânsito (Ciftran), Betânia Nunes, destaca: “O fluxo das vias continua o mesmo, tanto pela AC-405 quanto pela Nova Olinda. Quanto ao percurso segue sem alterações, quanto à orientação para a população serão veiculados vídeos de como utilizar as duas pistas a partir do Sesc. Para o transporte coletivo a partir do Sesc terá a via da esquerda como exclusiva válida para taxistas, ubers, mototáxi e lotações”.

Betânia Nunes: “Trabalhamos de forma integrada, Estado e Município, com efetivo em torno de 35 pessoas por noite”. Foto: Marcos Santos/Secom

Visando a saúde pública, atuação preventiva e de resposta a possíveis ocorrências do evento e na Cavalgada, a presença do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) faz parte do plano, reforçando o atendimento de urgência.

“Nosso efetivo irá ser dobrado tanto para a feira quanto para a tradicional Cavalgada. Quatro viaturas serão disponibilizadas para os shows, rodeios e vamos continuar com a nossa unidade móvel funcionando normalmente na nossa central. Em relação à Cavalgada, colocaremos duas viaturas básicas para acompanhar, se mantendo no local até que se tenha uma quantidade maior de pessoas”, reforça Luiz Augusto Barreiros, gerente-geral do Samu em Cruzeiro do Sul.

Luiz Augusto: “Orientamos que a população se conscientize a fim de evitar maiores danos, se protejam, evitem aglomeração, uso e abuso de bebidas alcoólicas de forma consciente”. Foto: Marcos Santos/Secom

A segunda maior feira de agronegócios do Acre, contará com cobertura completa e estrutura reforçada que, assim como em edições anteriores, será transmitida ao vivo por todos os canais oficiais do Sistema Público de Comunicação do Acre. A Secom atuará levando as informações em tempo real e dando visibilidade a toda a estrutura e ao resultado da feira no impacto dos negócios durante o evento.

“Teremos várias atividades, mas a principal delas é um hotsite próprio da Expoacre Juruá, dentro do site da Agência de Notícias. Neste site estão todas as matérias, com programação, todos os trabalhos que vão ter dentro da feira, além dos nossos canais oficiais pelo governo do Estado, [governo.acre], no Instagram, no Facebook. Contaremos com a tradicional transmissão pelo nosso canal do YouTube durante toda a programação”, destaca Nayara Lessa, secretária de Comunicação.

Nayara Lessa: “É um momento muito importante para todos que integram a comunicação, divulgar não somente aqui para o Juruá, mas para todo o nosso estado esta feira que é tão consolidada aqui na região”. Foto: Marcos Santos/Secom

Demais parceiros seguem atuando, como a Energisa, que é a distribuidora de energia do estado, ajustando estratégias para garantir a efetividade da feira. Para o coordenador comercial da Energisa no Juruá, Pedro Melo, a presença da empresa na feira demonstra o compromisso da concessionária com a região.

“Estamos na feira garantindo todo o fornecimento de energia. Nossa participação ano passado foi tão boa que decidimos ampliar uma estrutura para dentro da exposição. Estaremos com o nosso estande, trazendo informações, muita eficiência energética e sustentabilidade. O nosso papel, assim como o do governo do Estado, é levar benefício e bem-estar para a população, e a geração de energia qualificada traz esse conforto. Estamos alinhados e reforçando nosso compromisso com o governo do Estado, não só nesse evento, mas durante o ano inteiro”, disse.

Pedro Melo: “Trabalhamos o ano inteiro e durante o evento, especificamente, a gente vai estar com equipes de plantão, tanto dentro do parque quanto fora, para garantir a energização do evento”. Foto: Marcos Santos/Secom

Para estrutura e melhorias do evento, na parte dos shows nacionais, a Expoacre Juruá contará com uma importante mudança visando maior espaço, acessibilidade e conforto. Com a mudança, o espaço antes ocupado pelo palco será liberado para o público, e que deve aumentar significativamente a capacidade, em torno de 5 mil vagas.

Cavalgada

A Cavalgada reúne entusiastas e congrega participantes de toda a região, se destacando como um dos momentos mais aguardados durante a Expoacre Juruá, fazendo parte da programação da feira, foi também um dos principais pontos da pauta. A coordenação da atividade, uma colaboração entre o governo do Acre e o setor privado, segue engajada no sucesso do percurso.

“A Cavalgada vai além da diversão, ela fortalece o agro. A parceria com o Estado é de grande importância. Tendo em vista ser um dos eventos que está dentro da programação da feira, nossa expectativa é alta. Este ano será realizada no sábado, 5, e terá o mesmo percurso do ano anterior, da Cohab até aqui o estádio Arena do Juruá. A concentração se iniciará as 8 horas da manhã, com largada às 9 horas, se encerrando às quatro horas da tarde. Para as pessoas que irão em seus cavalos orientamos que não usem esporas, piranhas que possam causar ferimentos aos animais”, pontuou o coordenador da Cavalgada José Epaminondas Costa.

Epaminondas Costa: “Seguimos alinhados em garantir uma linda festa. Contaremos com fiscalização segura para todos e para o bem-estar dos animais”. Foto: Marcos Santos/Secom

A Seagri esteve presente ressaltando a importância de uma Cavalgada consciente e legal em respeito às normas. Enfatizando, além disso, o papel do setor agropecuário e o envolvimento dos produtores rurais no evento, que simbolizam a força do campo para a economia regional.

“Haja vista ainda mais o fortalecimento do agronegócio na região, estamos seguindo todas as orientações do Ministério Público desde a realização da feira até a estruturação e organização da Cavalgada 2025, desde o cadastramento dos animais até o excesso de peso nos animais estaremos garantindo que tudo esteja em ordem. Orientamos que durante a Cavalgada os usuários de motocicletas e quadriciclos terão que estar somente com 2 pessoas, entre outras regras que serão cobradas. Quem irá com animal terá que chegar cedo ao local de concentração garantindo seu credenciamento com o animal identificado para o trajeto. Não é permitido usar esporas, chicotes ou algo que maltrate o animal. As paradas durante o percurso serão coibidas, contando somente com uma parada que é para a hidratação dos animais”, informa Marcos Pereira, chefe do escritório da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) em Cruzeiro do Sul.

Marcos Pereira: “Queremos garantir que a Cavalgada seja tranquila, ordeira e que todos possam aproveitar da melhor maneira possível”. Foto: Marcos Santos/Secom

De acordo com os organizadores, a expectativa é que o evento reúna centenas de cavaleiros e populares, celebrando a tradição e a cultura do povo acreano.