Um bebê de 5 meses acordou assustado durante um estrondo seguido de tremor de terra que atingiu Tarauacá, no interior do Acre, pelo segundo dia consecutivo na madrugada desta quarta-feira (2). É o que mostram imagens gravadas por uma câmera instalada no berço do pequeno Vicente Saraiva Mendonça. O relógio marcava 4h21min quando o sinistro aconteceu.
A gravação reproduzida pelo ac24horas recebeu autorização dos pais do bebê para ser veiculada. Além dessa família, todos os moradores da cidade, que costuma ser pacata, acordaram assustados com o fenômeno.
Entenda o caso:
Vídeos publicados em redes sociais mostram um clarão no céu, que é seguido por um barulho forte e tremores de terra, causando preocupação na população. Apesar do ocorrido, a plataforma oficial não registrou terremotos recentes na região. O Corpo de Bombeiros da cidade está acompanhando e fazendo algumas vistorias.
“Realmente, nos últimos dois dias conseguimos detectar alguns abalos sísmicos em nosso município. Inclusive o de hoje foi bem mais perceptível do que o de ontem, que também foi na madrugada. Eu estava acordado no momento e pude sentir. Devido aos registros de alguns vídeos, estamos fazendo algumas verificações e vamos atualizar, caso algo relevante for encontrado”, esclareceu à Agência de Notícias do Acre o comandante da região, capitão Marcos Corrêa, especialista em operações em desastres.
Ainda à agência estatal, o professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Waldemir dos Santos, doutor em Geografia, garantiu que não se trata de um terremoto, mas que o fenômeno pode estar relacionado com a queda de fragmentos de um meteorito, o que explicaria a incidência de tremor, em dois dias seguidos, e também o clarão visto no céu.
“Não existe, em nenhum órgão oficial, nem na USGS [órgão americano que registra terremotos ao nível mundial], nenhum registro de que tenha sido por causa de movimentação de placa tectônica, embora seja uma região com alta probabilidade para isso”, acrescenta.
A deputada federal Socorro Neri (PP) protocolou ofício ao Observatório Nacional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, solicitando o monitoramento e investigação dos fenômenos ocorridos em Tarauacá na terça-feira (1) e hoje (2).
De acordo com Neri, além do ofício enviado ao Ministério, também foi enviado ofício à Defesa Civil do Estado do Acre solicitando orientações de segurança para proteger a nossa comunidade em possíveis novos eventos. “É necessário que entendamos este fenômeno em seus pormenores, e como podemos esclarecer e proteger a nossa população”, disse a parlamentar.