Durante a sessão desta terça-feira, 28 de agosto, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a deputada Maria Antônia (Progressistas), trouxe à tona uma questão urgente envolvendo a saúde e a segurança dos moradores de áreas isoladas no Vale do Juruá. A paramentar relatou a história de um homem que foi transportado numa camionete gravemente ferido, o Manoel da Conceição Dias, de 46 anos, que veio a falecer durante o trajeto para o hospital de Cruzeiro do Sul, devido à falta de assistência médica adequada e infraestrutura de transporte.
A progressista exibiu um vídeo para ilustrar a precariedade da situação enfrentada pelos moradores do Belo Monte, nas margens do rio Moa, onde o incidente ocorreu. “Infelizmente o senhor Manoel não resistiu e veio a óbito. Mesmo tendo sido socorrido pelo motorista da camionete, ele não resistiu aos ferimentos, lamentou a deputada, que enfatizou a necessidade de melhorar a infraestrutura de saúde e transporte na região.
A paramentar destacou que, com uma base aérea do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) em Cruzeiro do Sul, a vida de Manuel poderia ter sido salva. “Acredito, sinceramente, que se nós tivéssemos uma base ali, seu Manoel poderia ter resistido”, disse.
Maria Antônia fez um apelo direto ao governador Gladson Cameli para que seja agilizada a implantação da base aérea do Ciopaer no Vale do Juruá. “Peço urgência com relação a essa implantação da base do Ciopaer para salvar vidas”, disse, destacando a importância desse serviço para atender casos de emergência em áreas remotas, como acidentes de trabalho e pessoas perdidas na mata.
Concluindo seu discurso, a parlamentar reforçou a importância dessa iniciativa para a população do Juruá e os municípios circunvizinhos. “Tenho certeza que muitas vidas não serão mais ceifadas se esse centro integrado for realizado logo”, afirmou, recebendo apoio dos colegas deputados para que a demanda seja atendida com celeridade.