O candidato a prefeito pela coligação Juntos por Mâncio Lima, Zé Luiz, visitou as famílias indígenas da tribo Puyanawa, na aldeia Barão Ipiranga, situada a 10 km do centro de Mâncio Lima. O objetivo do encontro foi a apresentação do Plano de Governo, construído em parceria com a comunidade e lideranças locais, durante o período de pré-campanha.
Os Puyanawas totalizam uma população de 760 indígenas e são considerados um tesouro cultural e histórico para Mâncio Lima, pela relevante contribuição deles no processo de fundação do município e também pela forte identidade cultural, preservada e amplamente divulgada mundo afora até os dias atuais.
Defensor da valorização dos povos originários, Zé Luiz destacou a importância das populações indígenas na implementação das políticas públicas locais, garantindo dentre outras propostas de gestão à frente da Prefeitura do município, a criação do Conselho de Cultura e das Secretarias dos Povos Indígenas e do Turismo, além de melhorias na educação, saúde, saneamento básico e agricultura.
“É necessário fortalecer nossa história, preservar nossas raízes e consolidar cada vez mais um Plano de Governo justo e democrático, valorizando a cultura indígena, respeitando os costumes e tradições; proporcionando ações coerentes com as necessidades, focando sempre em alavancar nossa economia, afinal de contas, o etnoturismo e suas muitas possibilidades, é a base para uma economia cada vez mais forte na nossa região”, enfatizou.
Zé Luiz, há anos mantém vínculos com os indígenas e ao longo desse tempo consolidou uma forte ligação com a principal liderança da comunidade, o cacique Joel Puyanawa. “ O projeto é bom e o melhor para Mâncio Lima e nós aqui, Puyanawas, terra de Mâncio Lima abraçamos a candidatura do nosso amigo Zé Luiz para ser o nosso prefeito. Estamos juntos e vamos vencer essa batalha e ver nosso município continuar crescendo e nossa comunidade se desenvolver cada vez mais”, afirmou Joel, que pleiteia nessas eleições novamente ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores do município, com apoio maciço da população indígena.