Avião que caiu no interior de SP despencou quase 4 mil metros em um minuto após curva brusca; confira a trajetória

O avião com 62 pessoas a bordo que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, despencou quase 4 mil metros em um minuto após fazer uma curva brusca. É o que mostram os registros do Flightradar, plataforma de monitoramento de aeronaves, checados pela reportagem. Segundo a gestão municipal, não há sobreviventes.

O avião modelo ATR-72 é da Voepass Linhas Aéreas, antiga companhia Passaredo, e decolou de Cascavel, no Paraná, por volta de 12 horas, tendo como destino o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O voo, de número 2283, se manteve na altitude de cerca de 17 mil pés até por volta de 13h20.

Foi aí, então, que o avião fez uma curva brusca. Tudo foi muito rápido. Às 13h21, o voo foi de uma altitude de 17.200 pés para 10.025. Já às 13h22 o avião foi rapidamente de 9.475 para 4.100 pés, no último registro. Sendo assim, em um minuto, a aeronave despencou cerca de 13.100 pés, o equivalente a 3.992 metros.

Na linha azul deste gráfico, confira a queda brusca da altitude. Na imagem, as horas aparecem em UTC, Tempo Universal Coordenado. Para o horário de Brasília são três horas a menos:

As informações vão de acordo com as emitidas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), da Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo o Departamento, em nota atualizada, o voo correu dentro da normalidade até 13h20. “No entanto, a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. A perda do contato radar ocorreu às 13h22.”.

A partir disso, o Salvaero foi acionado às 13h26 e encontrou a aeronave acidentada dentro do condomínio em Vinhedo.

Fatalidade

A Prefeitura de Vinhedo, no interior de São Paulo, confirmou ao Terra que não há sobreviventes. “Os corpos estão sendo levados para o Instituto Médico Legal de Campinas. Lamentamos profundamente o ocorrido e ficamos à disposição para quaisquer informações que possamos ajudar”, informou à reportagem.

O Corpo de Bombeiros de São Paulo, a Força Aérea Brasileira (FAB), investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e as polícias Militar, Civil e Técnico-Científica (SPTC) estão mobilizadas no caso. Equipes do Instituto Médico Legal (IML) e os responsáveis pelo recolhimento de corpos também foram encaminhadas para o local.

Ainda conforme o governo, equipes do Hospital das Clínicas da Unicamp e o Hospital Estadual de Sumaré estão preparadas para o atendimento de eventuais pacientes que forem encaminhados.

A companhia Voepass informou que está prestando informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h