VÍDEO: alunos de escola integral de Cruzeiro do Sul pedem explicações a respeito de merenda à base de alimentos enlatados e industriais

A alimentação adequada é essencial para a saúde e o desenvolvimento dos jovens, especialmente durante a fase escolar. Uma alimentação saudável e balanceada contribui para o bem-estar e o aprendizado.

Alunos da Escola Craveiro Costa, em Cruzeiro do Sul, relatam enfrentar déficits nutricionais devido à alimentação oferecida na merenda escolar. Em regime integral, os estudantes passam mais da metade do dia dentro da instituição e estão insatisfeitos com a qualidade dos alimentos. O caso já se repetiu outras vezes.

De acordo com os alunos, a escola oferece principalmente alimentos enlatados e industrializados, além de opções limitadas para o lanche, como charque e bolacha seca. Embora não estejam reclamando do sabor dos alimentos, eles se queixam da frequência com que são servidos. “Para uma escola integral é algo vergonhoso, passamos boa parte do dia aqui e merecemos uma alimentação digna”, disse uma aluna.

Outra reclamação dos alunos é a falta de variedade de verduras e frutas. Segundo relatos, as frutas que chegam à escola muitas vezes estão estragadas. Apesar das queixas, os alunos não denunciaram a questão para as autoridades, apenas conversaram com a gestão da escola.

Juruá Online entrou em contato com a Secretaria de Educação e com a equipe responsável pelo fornecimento de alimentos nas escolas. Os responsáveis forneceram recibos e comprovantes de pagamento.

Segundo a equipe de armazenamento, as escolas urbanas recebem proteínas como fígado, carne e frango, além de frutas como abacate e laranja, e legumes como batata doce, beterraba e repolho. Também são oferecidos pão, queijo, polpas de fruta e iogurte, manteiga, cebola, ovos e outros itens necessários conforme o cardápio planejado pela divisão de nutrição do Departamento.

A equipe se colocou à disposição para maiores esclarecimentos.