Instituto Federal abre CENTENAS de vagas em cursos de capacitação gratuitos; confira as áreas de aprendizagem

Grandes oportunidades para quem quer aprender a empreender

O caminho do empreendedorismo é a saída que muitos brasileiros encontraram para enfrentar o cenário de crise econômica que assola o país. Bem antes da pandemia de Covid-19 impactar o mundo, o desemprego já dava seus sinais no mercado que vinha em forte recessão. Assim sendo, com pouca oferta de trabalho, inflação alta e salários baixos, a alternativa acabou virando a solução e a entrada de pequenos negócios explodiu como apontam dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o órgão, a capacidade de empreender do trabalhador cresceu bastante e estima-se que sejam quase 14 milhões de microempreendedores no país. Por isso, outro Instituto Federal oferece vagas para quem busca entrar nessa espiral de conhecimento profissional. Saiba mais abaixo.

Instituto Federal abre vagas para empreendedorismo

Aproveitando o tema, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) abriu inscrições para 280 vagas do curso de Microempreendedor Individual – Qualifica Mais Progredir e outras 80 para Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis – Qualifica Mais EnergIF. Esse total de 360 oportunidades estão distribuídas na capital Teresina e no município de Picos. São ótimas formas para quem quer aprender a empreender com uma nova formação profissional.

De acordo com os editais divulgados pelo IFPI, serão 200 vagas do curso de Microempreendedor para o Campus Teresina Central e mais 80 delas no Campus Teresina Dirceu Arcoverde. O conteúdo das aulas será aplicado em 160 horas durante três meses em modo presencial aos sábados e domingos. Os candidatos precisam ter 18 anos ou mais, ensino fundamental completo e devem se inscrever até o dia 23 de agosto, por meio do site fic.ead.ifpi.edu.br.

Com relação ao curso de Eletricista, serão 40 vagas em Teresina e mais 40 em Picos, com duração de 200 horas e aulas presenciais de segunda a sexta, no período da tarde. Os interessados devem se inscrever até o dia 21 de agosto também pelo endereço fic.ead.ifpi.edu.br.

A saber, os cursos são totalmente gratuitos e possuem nenhuma taxa de inscrição. Além disso, são voltados aos trabalhadores e beneficiários dos programas de transferência de renda do Governo Federal. Todo o processo seletivo vai ocorrer por sorteio eletrônico e vai atender o quantitativo de vagas oferecidas. Caso haja necessidade, um cadastro reserva será feito obedecendo a ordem de classificação.