O aplicativo de mensagens WhatsApp anunciou nesta terça-feira, 9, novos recursos que foram adicionados à plataforma. Mudanças já estavam em teste desde o início do mês passado. Agora será possível esconder a sinalização de “online” que aparece nos usuários quando estão acessando o app.
Outra funcionalidade, que já era sugerida pelos usuários, é a possibilidade de sair de um grupo sem nenhum tipo de notificação, uma espécie de saída “à francesa”. A partir de agora, o aviso de que alguém deixou a conversa coletiva será enviado apenas para os administradores dos grupos.
Outro novo recurso é o bloqueio de capturas de tela, os chamados “prints”, em mensagens de visualização única de fotos e vídeos. A medida promove mais uma camada de segurança para usuários que querem compartilhar conteúdos instantâneos que não sejam armazenados e nem fiquem disponíveis para os remetentes.
As novas funções serão liberadas aos poucos para todos os usuários até o final do mês. Todas as alterações serão efetuadas de maneira automática por meio da atualização do aplicativo. Entretanto, para retirar o status de “online” é necessário configurar o aparelho. Antes, o aviso apareceria para todos os contatos, mas agora é possível restringir quem pode, ou não, checar o status. Confira abaixo as instruções para ativar esta nova funcionalidade:
Antes de proceder com a configuração, certifique-se de que o seu aplicativo está devidamente atualizado na Google Play Store ou App Store;
Abra o Whatsapp e selecione o ícone “Conta” na aba de Configurações (sinalizada com uma engrenagem);
Na sequência, selecione o ícone “Privacidade”;
Selecione a opção “Visto Por Último e Online”;
Agora escolha entre as seguintes opções de quem pode visualizar o “visto por último”, as opções são “Todos”, “Meus contatos”, “Meus contatos, exceto…” e “Ninguém”;
Escolha também, entre as mesmas opções, quem pode visualizar o status “online”;
Caso opte por esconder o “online” e o “visto por último”, você também não poderá visualizar essas informações nas contas dos outros usuários.