Após Rio Acre transbordar, 11 famílias são levadas para abrigo na capital

Famílias são dos bairros Base e Baixada da Habitasa e foram levadas para a Escola Estadual Georgete Eluan Kalume. Não há desalojados, segundo a Defesa Civil Municipal.

As equipes da Defesa Civil de Rio Branco retiraram 11 famílias e levaram para um abrigo por conta da enchente do Rio Acre. Segundo o órgão, os moradores removidos na tarde desta sexta-feira (25) são dos bairros Baixada da Habitasa e Base.

Eles foram levados para a Escola Estadual Georgete Eluan Kalume.

Na manhã desta sexta, Rio Acre ultrapassou a cota de transbordo, que é de 14 metros na capital acreana. Às 15h, o manancial marcou 14,11 metros. Quatro bairros já estão com água nas ruas e quintais de casas, entre eles:

Moradores do bairro Base foram retirados na tarde desta sexta-feira (25)  — Foto: Arquivo/Defesa Civil Municipal

Moradores do bairro Base foram retirados na tarde desta sexta-feira (25) — Foto: Arquivo/Defesa Civil Municipal

  • Base
  • Baixada da Habitasa
  • Seis de Agosto
  • Ayrton Senna

“Começamos a fazer a retirada dessas famílias agora à tarde. Temos pedidos do bairro Seis de Agosto, estamos atendendo essas pessoas em casa, não retiramos, mas se evoluir precisamos retirar. Se o rio não retrair, provavelmente, amanhã [sábado, 26] vamos retirar pessoas da Seis de Agosto e, ainda no Habitasa, e no [bairro] Airton Sena. Mas, por enquanto, temos 11 famílias desabrigadas e não temos desalojadas”, explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel Cláudio Falcão.

O coronel acrescentou que, caso seja necessário, será usada outra escola para atender os moradores atingidos. “Estamos de prontidão à noite inteira para, no caso, se precisar agir a qualquer momento. Aqui é 24 horas”, confirmou.

Bairro Base é um dos primeiros atingidos pelas águas do Rio Acre — Foto: Arquivo/Defesa Civil Municipal

Bairro Base é um dos primeiros atingidos pelas águas do Rio Acre — Foto: Arquivo/Defesa Civil Municipal

Governo decreta situação de emergência em seis cidades

Com a cheia de alguns rios que compõem a bacia do Acre, o governador Gladson Cameli decretou situação de emergência nas cidades de Feijó, Tarauacá, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Jordão e Cruzeiro do Sul afetadas pelas inundações.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (25) e tem validade de 90 dias.

COMPARTILHAR