Gladson convoca mais 92 aprovados no cadastro de reserva da PM e sinaliza convocação na Polícia Civil e Idaf

221

Na manhã desta sexta-feira, 17, no Palácio Rio Branco, o governador Gladson Cameli (Progressistas) anunciou a convocação de 92 aprovados no cadastro de reserva do concurso da Polícia Militar do Acre (PMAC), realizado em 2017.

De acordo com o governo, serão chamados 74 homens e 18 mulheres. O curso de formação dos aprovados do cadastro de reserva vai começar no dia 3 de novembro. Inicialmente, o concurso previa a oferta de 250 vagas para o cargo de aluno soldado, mas, de acordo com o governo, foram chamados 587.

Em seu pronunciamento, o chefe do executivo acreano revelou que a burocracia foi o fator primordial no atraso da convocação dos aprovados do cadastro de reserva. “Há toda uma equipe por trás que é necessária para a realização do sonho de vocês”.

Cameli fez um agradecimento público aos parlamentares da Assembleia Legislativa pelo aval dado para a convocação dos futuros alunos soldados. Por fim, o governador solicitou que os aprovados tenham foco no treinamento que irá ocorrer no curso de formação. “O treinamento é fundamental, não existe treinamento ruim para quem não quer exercer a profissão. Minha gratidão a todos”, argumentou.

O comandante da Polícia Militar, coronel Paulo César Gomes, enalteceu a iniciativa do governo, segundo ele, os futuros novos policiais deverão diminuir a defasagem da corporação. “Temos um déficit de militares há muito tempo, os aprovados do cadastro de reserva vão nos ajudar no reforço da tropa”.

O deputado estadual e líder do governo, Pedro Longo, parabenizou o governador pelo cumprimento da promessa de campanha. Além disso, o parlamentar explicou a demora na convocação que ocorreu devido a trâmites burocráticos.

Maísa Dias, representante do cadastro de reserva, disse que o governador Gladson Cameli é o principal responsável pela convocação dos futuros profissionais da segurança pública.

Em março deste ano, foram convocados 200 concursados, sendo 160 preenchidas por candidatos homens e as outras 40 por mulheres. O concurso da PM-AC foi lançado em março de 2017, com 250 vagas iniciais para o cargo de soldado combatente no nível médio e técnico.

A convocação dos aprovados de forma imediata foi uma das promessas de governo durante a campanha eleitoral do governador.

A validade do concurso da PM era de seis meses, a contar da divulgação do resultado final do certame que ocorreu em junho de 2018. Porém, o prazo foi prorrogado por mais dois anos no mesmo mês, menos de dez dias depois.

Durante a solenidade, o governo informou que a atual gestão convocou 2, 5 mil pessoas para cargos efetivos na Saúde, Educação e Segurança Pública.

O secretário de Segurança, Paulo Cezar, destacou que já são mais de 800 homens convocados para o setor, sobretudo as polícias Civil e Militar. Ele relembrou que os chamamentos ocorrem em um momento de crise financeira em todo país, o que por si também é motivo para comemorar, diferentemente do que acontece em outros Estados.

O governador Gladson Cameli destacou a importância da Assembleia Legislativa para a convocação dos novos PMs e acrescentou o chamamento para outros setores e categorias como Idaf, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

“Eu também sonhei e sonho todo dia. Essa convocação só é possível graças a Assembleia Legislativa e à nossa equipe, nossos secretários, nossos diretores. Se não fossem os nossos deputados com certeza isso não estaria acontecendo. A próxima convocação eu peço que façamos na Assembleia Legislativa”, salientou Cameli.

A convocação foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado.

 

COMPARTILHAR