Em situação de alerta devido à seca, Rio Acre se aproxima de menor cota já registrada na história

O Rio Acre em Rio Branco continua baixando e chegou à cota de 1,52 metro neste sábado (14). O nível deixa as autoridades em alerta máximo já que as previsões não apontam chuvas para os próximos dias, conforme dados da Defesa Civil Estadual.

Com esse nível, o manancial se aproxima da menor cota histórica já registrada na capital acreana, quando chegou, em setembro de 2016, a 1,30 metro. Com a medição deste sábado, o rio está a 22 centímetros da menor cota já registrada.

“Estamos nessa situação de o rio estar descendo muito rapidamente. Estamos monitorando dia a dia. Estamos preocupados com essa descida brusca e sem termos previsão nenhuma de chuva”, disse o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Ferreira.

Além de agosto ser um mês que agrava a situação, setembro deve apresentar quadro semelhante o que agrava ainda mais o problema, conforme destaca o coordenador.

“Setembro não é muito diferente. Temos uma grande quantidade de queimadas no estado e é complicado, precisamos de uma intervenção nestas áreas. A gente sabe que um dos fatores para esta falta de chuva e seca do rio, ainda que seja época de estiagem, a gente tinha algumas precipitações, mas não temos mais e isso se deve às mudanças climáticas que temos que enfrentar porque podemos enfrentar até uma seca total”, pontua.
 

 

Via Correio 68