
Por Alex William
O anúncio do envio da emenda parlamentar da Deputada Jéssica Sales, no valor de R$ 2,5 milhões, não podia ter sido em outro lugar. Foi em meio a uma plantação de centenas de pés de café que a parlamentar deu a boa notícia ao prefeito de Mâncio Lima do envio de recursos para uma cultura agrícola que, mesmo parecendo nova para alguns, já foi o carro chefe da economia da cidade que se desponta como referencia no cultivo do café clonal.
Foi na década de 50, perdurando até meados da década de 80, que o café teve seu apogeu na região do Juruá. Em Mâncio Lima a produção era familiar e plantada nos fundos dos quintais ou em pequenas propriedades. Com excelente preço e mercado garantido, muitas das famílias tiravam sua renda do cultivo desta bebida apreciada por todos.
Mas, em 2017, o prefeito Isaac Lima resolveu resgatar e diversificar a produção rural do Município, reimplantando o cultivo do café. Em uma visita de campo, na última quinta-feira (30), guiada pelo Prefeito Isaac Lima, as Deputadas Jéssica Sales, Federal e Antônia Sales, estadual, Deputado Jonas Lima, os Secretários Danilo Chagas, Kennedy Guimarães e alguns produtores rurais, viram a dimensão que a cultura do café está ganhando em Mâncio Lima.
O município de Mâncio Lima tem uma média de 50 produtores de café clonal que totaliza pouco mais de 116 mil pés já plantados. A meta da atual gestão é chegar 2024 com 1 milhão de pés de café plantados, com apoio com técnico, regularização fundiária de terras rurais com expedição de títulos definitivos e aquisição de insumos e implementos agrícolas. Uma saca de café custa hoje R$ 651,99, os preços variam conforme a cotação diária do dólar.
Informações e fotos: Ascom/PMML