Presidente da Câmara Renan Costa assume prefeitura e recebe carta branca de Isaac

Conforme as normas do Direito brasileiro, e consoante dicção da Lei Orgânica do município de Mâncio Lima, na ausência do Prefeito e do vice-prefeito, quem assume a prefeitura é o presidente da Câmara Municipal. Como Isaac Lima e Ângela Valente cumprem agendas fora do município, quem está assumindo pela primeira vez a prefeitura de Mâncio Lima é Renan Costa, que preside o legislativo.

Aos 31 anos de idade, Renan Costa se torna a pessoa mais jovem a assumir a prefeitura na história de Mâncio Lima, sendo também o vereador mais novo da Câmara municipal.

Renan Costa realizou na última terça-feira, 27, uma extensa agenda de trabalho. O Prefeito em exercício visitou obras, o lixão controlado, Secretárias e ramais do município.

“Eu costumo dizer que o Município de Mâncio Lima está no caminho certo e é um dos que mais se desenvolveu nos últimos anos. Assumo hoje a pasta do executivo com o compromisso de dar continuidade aos trabalhos do prefeito Isaac Lima e da vice-prefeita Ângela Valente. O Isaac me deu carta branca para resolver qualquer assunto de interesse da nossa população, porque ele sabe da minha responsabilidade e do meu compromisso com a gestão pública”, enfatizou Renan.

lixão controlado
Uma das primeiras obras visitadas foi o lixão controlado, localizado na estrada do Batoque. O lixão tem sido um dos maiores desafios enfrentados pela gestão e por mais de 90% das prefeituras do Brasil. Intervenções emergenciais estão sendo feitas até que o município consiga recursos suficientes para a construção do aterro sanitário. A prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, tem buscado a cada dia diminuir a quantidade de lixo depositada no atual lixão, contrato para reciclagem de pneus e a construção do centro de compostagem, têm sido algumas das medidas adotadas.

Bairro São Francisco

No Bairro São Francisco, o gestor em exercício esteve acompanhando as obras de construção do muro do Cemitério de mesmo nome. Ali, os nossos fiéis defuntos terão um espaço seguro, com muro de pouco mais de dois metros altura, todo em alvenaria, pouco mais de 700 metros de área quadrada, fruto de recursos próprios, três portões de entrada, com um exclusivo para as mortes por COVID-19 e, um área exclusiva para a desinfecção dos EPIs e roupas dos coveiros, evitando que os mesmos tenham que levar qualquer tipo de vírus ou bactérias para suas casas.

“Nós da gestão, juntamente com o Prefeito e a câmara de vereadores temos nos preocupado com a nossa cidade em todas as áreas. Esse ano tivemos um inverno rigoroso que danificou pontes, bueiras e partes de alguns ramais. Mas, além da zona rural, temos uma infinidade de problemas na zona urbana. Com muito esforço e trabalho estamos mantendo a cidade limpa, desobstruindo bueiras, mantendo a iluminação da cidade e, agora, estamos construindo o muro do Cemitério São Francisco. Graças a Deus nós temos conseguido solucionar os problemas da população”, destacou Kennedy Guimarães, Secretário Municipal de Obras.

Zona Rural
Na zona rural, Rena Costa esteve nas comunidades Pentecostes e Belo Monte. Nesta última acompanhando o atendimento do programa saúde itinerante, com médico, enfermeiro e vacinação contra a influenza. Na comunidade Pentecostes, uma das maiores produtoras de farinha do Juruá, a Prefeitura está realizando o trabalho de melhorias dos pontos mais críticos daquele ramal.

“É um prazer e satisfação estar acompanhando o prefeito em exercício e meu colega de parlamento, Renan Costa. Nesta vistoria da recuperação das partes críticas do ramal. Sabemos da importância que o Pentecostes tem para a economia da região do Juruá, abastecemos mercados importantes com a farinha de mandioca, com a banana, laranja e outros produtos derivados da agricultura familiar. Esse cuidado da prefeitura de Mâncio Lima tem garantido o escoamento da produção rural”, finalizou Zeca do Pentecostes, Vereador.

Texto: Jenildo Cavalcante – Ascom Prefeitura de Mâncio Lima

Imagens: Evandro Ibernon