Após a notícia de que o delegado de Polícia Civil José Obetânio poderá sair do município de Mâncio Lima, moradores usaram as redes sociais para demonstrar satisfação com o trabalho do delegado e pedir a permanência dele no município.
José Obetânio ganhou o respeito e admiração das pessoas de bem da cidade de Mâncio Lima. Embora o delegado esteja a cinco anos para se aposentar, imprime um ritímo de trabalho acelerado e eficiente como se estivesse em início de carreira. Em um curto espaço de tempo o delegado conseguiu reestabelecer a paz na cidade, que antes apresentava alto índice de criminalidade.
A Polícia Civil está há mais de três anos em uma sala improvisada no quartel da Polícia Militar. O local não oferece estrutura adequada para o efetivo exercício policial, chegando a ser constrangedor para vítimas e testemunhas, que têm direitos fundamentais prejudicados por falta de um ambiente acolhedor.
Fica comprometida a intimidade de pessoas vítimas de crimes sexuais ou violência doméstica ao fazerem suas narrativas em uma única sala e na presença de outros servidores e pessoas, pois o ambiente acolhe em um mesmo lugar: delegado, escrivão de polícia, investigadores, vítimas, suspeitos e testemunhas.
Essa situação fere direitos humanos, todavia, não se ver atuação do Ministério Público e nem da OAB. Até mesmo o sindicato da Polícia Civil deveria se manifestar sobre a problemática.
Os vereadores prometem montar uma comissão e se dirigir à capital, visando pedir celeridade ao governo do Estado na construção da delegacia.
Servidores públicos e lideranças locais foram às redes sociais manifestar apoio ao delegado: “Senhor governador não deixe nosso delegado ir embora. Ele só precisa de uma delegacia para trabalhar”, disse a servidora pública Dione Cordeiro.
Em outro comentário, emitido por Marco Ribeiro – servidor do Poder Judiciário diz:” se for verdade, nós estamos prejudicados, mas o delegado gosta da nossa cidade e irá optar por ficar aqui.
A liderança indígena Carlos Nukini postou:” Fica delegado. Se o senhor for embora nossa cidade vai voltar ao ter alto índice de crimes novamente.
A delegacia de Mâncio Lima foi desativada após o Ministério Público pedir a interdição do prédio que estava colocando em risco a vida dos profissionais de segurança e das pessoas atendidas.