Com hospital do Juruá em colapso, situação de Mâncio Lima pode agravar nos próximos dias

Com 21 óbitos registrados até aqui por conta do coronavírus, Mâncio Lima é a cidade do Vale do Juruá que mais tem sentido os efeitos da pandemia nos últimos dias. Já são 1.195 casos confirmados da doença, sendo que atualmente 11 pessoas se encontram internadas no Hospital do Juruá, que chegou a capacidade máxima, de acordo com fontes oficiais do governo do Estado.

O que todos temiam aconteceu: 100 % dos leitos de UTI do Hospital de campanha de Cruzeiro do Sul amanheceram ocupados na manhã desse domingo. Da noite de sábado para domingo a situação se agravou e o número de internados na UTI com coronavírus subiu de 16 para 20 pacientes, gerando um colapso nesse atendimento. Dos 20 internados na UTI, 18 estão intubados.

Em Mâncio Lima, o número de pessoas que procuram as unidades de saúde é preocupante. Mais preocupante ainda é o número ínfimo de profissionais para atender a demanda. Boa parte dos profissionais de saúde estão adoecendo, devido a jornada exaustiva de trabalho.

 

Uma nota assinada pelo Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed) informa o colapso do Hospital de Campanha do Juruá, em Cruzeiro do Sul (AC), a segunda maior cidade do Acre.

A clínica médica foi esvaziada para receber 76 pacientes com Covid19. A UTI covid de Cruzeiro do Sul está lotada, com 20 pacientes. Não há médicos suficientes, todos no limite, esgotados – relata o Sindmed.

O secretário de Saúde do Acre, Alysson Bestene confirmou o colapso e acrescentou: “Estamos tomando providências para ampliar a capacidade do hospital”.

O Boletim Covid-19, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), emitido neste sábado (06), registrou no Acre 332 novos casos de infecção por Coronavírus. Mais de 886 óbitos já foram registrados no estado desde o começo do ano passado.