O vereador Evandro Nascimento (PP) visitou o Hospital Dr. Abel Pinheiro em Mâncio Lima, atendendo a uma solicitação dos gestores daquela unidade hospitalar. Os gestores do hospital alegam sobrecarga nos profissionais da unidade e fazem críticas ao Prefeito Isaac Lima (PT) que não contratou médicos para os postos de Saúde.
O gestor de políticas públicas, Marcelo Lebre, disse à reportagem do MANCIOLIMAEMFOCO que tem dias em que o hospital atende 60 pacientes, sendo que a maioria é de responsabilidade da prefeitura.
O que queremos é que o município cumpra nada mais nada menos do que sua obrigação, que é a atenção básica, pois a mesma é a porta de entrada para o sistema único de saúde (SUS).
Lebre salientou que o SUS é tripartite, sendo de responsabilidade das três esfera de governo. “Nós do Estado somos responsáveis pela atenção secundária ou seja urgência e emergência”, completou.
A gerente de assistência do hospital, Conceição Brito, disse que o Hospital tem uma ala para atendimento de pessoas com sintomas graves de Covid-19. ” A prioridade é para os pacientes que necessitam de oxigênio, e só temos cinco leitos para atender a demanda. Existem pessoas com sintomas graves na fila”, pontuou Conceição. De acordo com a gerente, as pessoas com sintomas leves devem ser atendidas nas unidades básicas de saúde do município.
A outro giro, a Secretáia Ajucilene Gonçalves, disse que a prefeitura de Mâncio Lima contava com sete médicos, mas agora só tem dois, que são do Programa Mais Médicos. Estes profissionais são responsáveis por atender todos os pacientes da Zona Urbana e Rural de Mâncio Lima. “Até temos a Unidade Covid, mas quem está atendendo é um enfermeiro, e posteriormente os casos são analisados por uma médica.
Joice pede a compreensão da população, pois estamos vivendo um momento crítico. “Os médicos também são seres humanos e precisam descansar”, finalizou a secretária.
O vereador Evandro disse que o problema de falta de médicos na rede municipal é antigo e preocupante, sobretudo durante essa pandemia. “Agora, o município não dispõe de uma quantidade de profissionais suficientes para atender as demandas básicas e o hospital está assumindo elas, mesmo não sendo de sua responsabilidade”, disse o vereador.
Por fim o vereador convidou a secretária de saúde do município e o prefeito Isaac Lima para debaterem o problema na casa legislativa. “Ainda hoje, abrimos conversa com a Secretária de Saúde, Ajucilene Gonçalves e convidamos para o debate toda a Câmara de Vereadores e o Prefeito Isaac Lima. Todos juntos, acharemos soluções e a população que irá ser a maior beneficiada”, finalizou o vereador.
Com informações de Fagner Silva