O Centro Integrado de Segurança Pública fez um balanço dos atendimentos de 2020, em relação à 2019.
Foram mais de 60 mil chamadas realizadas em 2020, porém menos de 10% foram ligações de emergência, ou seja, 5.519 ligações foram legítimas, tendo a necessidade do deslocamento de viaturas, como explica o subcomandante do CIOSP em Cruzeiro do Sul Wanderley Gadelha.
“Infelizmente com a cultura da nossa população sobre qualquer tipo de informação para eles é mais fácil procurar o 190. Com isso aumenta a dificuldade do nosso trabalho. Somente ligações de informações de uso indevido ou até mesmo trote são em torno de 90%, prejudica e muito o andamento do nosso serviço.
Hoje no centro disponibilizamos apenas de três baias de atendimentos, sendo que, caso essas três baias de atendimento estejam ocupadas por diversas situações dessas ligações ao qual mencionei, o cidadão que realmente precisa de ajuda pode ficar prejudicado. O que o centro tem feito é um levantamento dessas informações e encaminhado para o Ministério Público ou até mesmo a delegacia”. Vale ressaltar que pessoas que fazem ligações de trote para o Ciosp, poderão ser encaminhadas ao Ministério Público ou delegacia geral e responder criminalmente.
O Subcomandante explica ainda que em um ano de pandemia houve também um crescimento de ocorrências relacionadas a aglomerações.
“Nós recebemos muitas ligações com relação a aglomerações e a perturbação da tranquilidade, em geral, como som alto por exemplo. Enfim nós do centro Integrado de Segurança Pública tentamos de certa forma atender a esse chamado dentro das nossas possibilidades, para que possa ser resolvido. Porém realmente recebemos muitas ligações, inclusive segundo o nosso levantamento, muito mais que o em 2019” ressaltou.
Fonte : juruá online