Macron x Mourão: declaração de vice brasileiro sobre soja é ‘achismo’, diz especialista

"O depoimento do general (vice-presidente, Hamilton Mourão) é apenas um achismo (não se baseia em evidências científicas)", diz à BBC News Brasil Britaldo Soares-Filho, professor do Departamento de Cartografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Mourão rebateu declaração de Macron sobre desmatamento na Amazônia e produção de soja no Brasil

Ele é coautor de um artigo publicado na revista científica Science no ano passado que mostrou que 20% da soja brasileira produzida na Amazônia e no Cerrado exportada anualmente para a União Europeia (UE) podem ter saído de áreas de desmatamento ilegal.

Nesta quarta-feira (13/01), questionado por jornalistas sobre as declarações do presidente da França, Emmanuel Macron, sobre o desmatamento na Amazônia e a produção de soja no Brasil, o vice-presidente Hamilton Mourão disse que o líder francês “desconhece” a produção de soja no Brasil.

Segundo Mourão, que é presidente do Conselho Nacional da Amazônia, a produção agrícola no bioma é “ínfima” e Macron apenas “externou interesses protecionistas dos agricultores franceses”.

COMPARTILHAR